domingo, 26 de dezembro de 2010

Meu Panetone de 24 de Dezembro - literalmente!



Olá, pessoas!

Espero que o Natal de todos tenha sido repleto de paz, saúde, prosperidade e muitas coisas deliciosas!

Andei completamente sem tempo, mas mesmo com um blog ainda tão "baby", já senti falta de postar e de visitar os cantinhos da blogosfera que adoro tanto!

Mas, falando em gostosuras, estou até com medo de passar perto da balança - neste Natal eu enfiei os dois pés na jaca e agora a culpa povoa esta pessoa que vos fala (escreve). 

Não contente em fazer uma montanha de comidas para a ceia, ainda me meti a fazer panetones em casa - e deu certo!!! Fiz panetones de frutas, chocotones, trufados, cobertos com chocolate... Enfim, uma festa! 

Claro que contei com a ajuda da receita e de um "mix" vendido na Loja Santo Antonio, pois nas tentativas dos anos anteriores eu me acabava de tanto sovar a massa, perdia um monte de ingredientes e só conseguia pães duros e secos, capazes de quebrar os azulejos da cozinha... rsrsrs. Ai, que mudança linda!

Consegui 1 panetone de 500 gramas (bem pesado) e 9 mini panetones com um pacote do mix
Fiz algumas alterações na receita - ao invés de usar as gotas de chocolate indicadas para o chocotone, acrescentei pedaços de chocolate meio amargo picados grosseiramente. E além de frutas cristalizadas no panetone (que coloquei bem pouquinho), usei passas ao rum sem sementes e escorridas, ameixas secas picadinhas e damasco bem picadinho.

Ah, um detalhe: nunca (e eu disse NUNCA mesmo) pense em se matar quando a massa estiver toda grudada nas suas luvas ou nas suas mãos. Sugiro o uso de uma espátula para ajudar a trabalhar a massa, depois de "rasgá-la" com os dedos em movimentos circulares, para adicionar mais ar à massa e garantir o aspecto característico dos furos do panetone. 

Outra coisa: afaste-se do seu pote de farinha, por mais tentador que possa parecer. Ela até vai desgrudar a massa das suas mãos, mas vai deixar seu panetone duro como pedra - foi aqui que errei nos anos anteriores! Use a espátula e não pule nenhuma das etapas de descanso e fermentação.  


Depois de assados, vi que ficaram fofinhos e com um aroma delicioso, então decidi rechear com trufas e derramar um pouco de chocolate meio amargo por cima das delícias. E para dar um "up" na apresentação, coloquei confeitos de açúcar com motivos natalinos e uma cereja no topo de cada panetone. É claro que preferia ter enfeitado com pasta americana, mas a falta de tempo só me permitiu o uso dos confeitos comprados prontos...

Mini chocotone sem cobertura...
e aqui já trufados e cobertos!
E por último, já recheado e embalado, prontinho para fazer parte de uma cesta de Natal!
 Se você era como eu, totalmente revoltada com o panetone que nunca ficava no ponto certo, tente esta receita - não é totalmente caseiro, mas você ainda tem a sensação do "feito por mim"!



Nenhum comentário:

Postar um comentário