domingo, 31 de julho de 2011

Batata Suíça Perigosa


Batata ralada com casquinha crocante...

Olá, pessoas!

Há muito, muito tempo, num país muito, muito distante, um povo muito, muito criativo, inventou uma receita de batatas que conquistou muitos paladares... rsrsrs!

Contos de fadas à parte, começei a histórinha da batata suíça desta forma para dizer que este prato é muito perigoso, pois pode levar ao altar!

Sim, isso aconteceu comigo - tirando a parte do altar, pois não casei na igreja - e se não é isso o que você quer, nem pense em fazer esta tentação para servir ao seu namorado...

Bom, o divórcio resolveu meus problemas pessoais e sentimentais, mas juro que fiquei um bom tempo sem "tocar" nesta receita perigosíssima, só por precaução...

Anos depois, resolvi que já era a hora de tentar a redenção da batata suíça.

A receita é de um dos programas da Ana Maria Braga - não me lembro ao certo... 

... e interior cremoso, com requeijão e bacon torradinho!
Batata Suíça

Ingredientes
250 g de batatas (usei 500 gramas)
manteiga para untar a frigideira
vasilha com água e sal para umedecer os dedos
pimenta do reino moída na hora

Sugestões de Recheios
queijo cremoso e bacon frito, bem picadinho ;
mussarela ralada, abobrinha crua fatiada em rodelas finas;
queijo cremoso, mussarela, carne seca desfiada;
queijo cremoso, mussarela, frango desfiado com milho verde;
queijo cremoso, mussarela, estrogonofe grosso;
queijo cremoso, mussarela, camarão refogado.

Modo de Preparo
Cozinhe as batatas em água com sal, por 5 minutos. A batata não deve ficar mole. Retire da água quente e resfrie as batatas na geladeira. Rale as batatas em ralo grosso e reserve. Unte uma frigideira de fundo grosso (20 cm de diâmetro) e coloque uma camada de batata ralada suficiente para cobrir o fundo, umedecendo as mãos na água com sal para facilitar o manuseio e salgar a batata. 
Adicione o recheio escolhido (usei queijo cremoso e bacon fritinho) e salpique um pouco de pimenta do reino moída na hora. 
Por fim, cubra o recheio com mais uma camada de batata, fechando bem as bordas para que o queijo não vaze e leve a frigideira ao fogo médio, tampada, até a camada de baixo da batata criar uma casquinha bem dourada e crocante e o centro da batata ficar cozido e cremoso. 
Pegue um prato raso bem grande e vire a batata suíça como se fosse um omelete. Ponha mais um pouco de manteiga no fundo da frigeideira e volte a batata para dourar o lado que ainda está branco. Não é mais preciso tampar. Sirva com salada verde de sua preferência.

Rendimento: 4 porções

Olhem o requeijão derretendo no prato...

Um comentário: