domingo, 21 de agosto de 2011

Aniversário do Meu Irmão


Docinhos...
Bolo do Dá - não tinha terminado, mas resolvi tirar umas fotos...
Brigadeiro, beijinho, tortinhas de morango e canudinhos de doce de leite e de cocadinha mole
Brigadeiros
Tirei estas fotos antes de terminar de arrumar a mesa...

...ainda bem, pois as fotos da mesa arrumada e do bolo decorado foram "perdidas"!

Esta foto foi tirada após o bolo ter sido cortado, só pra dar uma ideia de como havia ficado...

Olá, pessoas!

Meu irmão fez aniversário este final de semana e fizemos um churrasco, bolo e docinhos no domingo. Foi uma reuniãozinha bem pequena, com a família e poucos amigos, mas que serviu muito bem para aquecer o dia frio que fez em SP!

Quando cheguei na casa dele, percebi que havia deixado a máquina fotográfica em casa, então tirei algumas fotos com a máquina da Má (minha cunhada). Aliás, a máquina dela é muito boa! O único problema é que "perdemos" as fotos por um problema de "dedos descontrolados" rsrs...

Vocês devem estar pensando que fui eu... Não, não, não! Mas não posso dizer nada sobre isso, pois sou campeã de deletar fotos e arquivos inteiros, então vou ficar bem quieta!

Resolvi colocar algumas fotos que eu tinha tirado em casa, enquanto fazia o bolo, mas ainda faltava o acabamento que fiz na parte superior com o creme Alpino que usei em um dos recheios.

Ah, a última foto do bolo foi tirada mesmo depois de cortado, quando o Márcio percebeu que as fotos do dia tinham desaparecido, então ele foi tentar salvar minha lavoura... bonitinho, né!

Bom, posso afirmar que tudo estava muito gostoso - convencida demais, hein! 
 

domingo, 14 de agosto de 2011

Carolinas - ou bombas de chocolate...



Adoro Carolinas e bombas de chocolate! Ainda mais quando as bombas de chocolate são recheadas com trufas, ao invés do creminho de chocolate tradicional...

Um dia desses me deu vontade de fazer Carolinas, pois há algum tempo vinha tentando  comprar uma que não me deixasse frustrada... Ok, eu explico: este docinho é super simples e leva somente massa choux, doce de leite e chocolate. Simples!

Simples, pero no mucho! Em alguns lugares, a massa é horrível - seca demais e com ar de amanhecida, ou mole e com textura de borracha - argh! Também já tive problemas com o doce de leite, que parecia uma geleca açucarada... E não menos importante, acho que ninguém merece dar uma mordida num docinho supostamente honesto e sentir o gosto medonho de chocolate hidrogenado!

Mas o pior de tudo é quando você tem uma referência boa de um lugar e eles conseguem te "decepcionar" em todos os ingredientes... Aí, o que te resta é provar ao mundo que não dói fazer um doce de qualidade (exagerei no drama)!

Ah, outro incentivo para me jogar na cozinha foi saber que tinha um pouco do recheio de trufas dando mole na geladeira de casa...


Carolinas (ou Bombas de Chocolate)

Massa

Ingredientes:
150 ml de leite quente
350 ml de água quente (filtrada)
1 colher (sobremesa) de açúcar
1 colher (café) de sal
100 gramas de manteiga
280 gramas de farinha de trigo peneirada
5 ovos médios inteiros

Recheio:
1 lata de doce de leite de qualidade (ou 1 lata de leite Moça cozido por 40 minutos)

Cobertura:
170 gramas de chocolate meio amargo de qualidade

Modo de Fazer:
Coloque o leite, a água, o sal e o açúcar em uma panela de fundo grosso e leve ao fogo, sem deixar ferver. Adicione a manteiga e mexa bem, até dissolver completamente. Retire do fogo. Peneire a farinha de trigo e adicione ao conteúdo da panela, de uma só vez. Mexa com uma colher de pau até formar uma massa e leve novamente ao fogo, mexendo até alisar. Deslique o fogo e transfira para a batedeira.
Adicione os ovos, um a um, e bata em velocidade alta, com os batedores para massa pesada. A cada adição, sua massa vai ficar mais cremosa. Transfira a massa para o saco de confeitar com bico perlê ou pitanga e faça bolinhas ou palitos de massa em assadeira untada com manteiga ou margarina (não untei e não grudou).
Leve para assar em forno pré-aquecido a 180º, por 25 minutos ou até dourar. Não abra a porta do forno até o momento de retirar a assadeira. Deixe esfriar numa grade e recheie com doce de leite, trufas ou creme de confeiteiro.
Para rechear mais facilmente, coloque o doce escolhido no saco de confeitar com bico, encaixando-o na parte inferior da bombinha. Pressione o recheio até sentir a massa estufar. 
Derreta o chocolate meio amargo conforme as instruções do fabricante e dê o choque térmico. Banhe a parte superior das bombinhas no chocolate e deixe endurecer. Caso prefira, leve à geladeira.
 


Bombas de Chocolate com Trufas