terça-feira, 19 de junho de 2012

Sequilhos de Coco e Uma Versão Com Goiabada

Sequilhos de Polvilho e Coco Ralado
Sequilhos de Polvilho com Coco e Goiabada



Oi, pessoal!

A estação mais gulosa do ano chegou, e para inaugurar este período de "engorda" decidi postar uma receita de biscoitinhos ideiais para acompanhar o chá ou café da tarde (da noite, da madrugada... sei lá a que horas você dorme) e que são facílimos de fazer - o que os torna ainda mais perigosos à manutenção da cinturinha de pilão!

Sabe aqueles sequilhos que derretem na boca, mas que não são tão esfarelentos assim... pois é - são estes! Deliciosos na medida certa, crocantes na medida certa, parecem até um abraço de mãe - "comfort food" total!!!

A receita é mineirinha, do caderno da minha avó, mas adaptei um pouco, pois achei a versão original muito forte de polvilho.

Ah, e para variar um pouquinho, coloquei umas pelotinhas de goiabada sobre os sequilhos - agora alçados a biscoitinhos de goiaba.




Sequilhos de Coco Turbinados

Ingredientes:
140 gramas de manteiga sem sal em temperatura ambiente
300 gramas de polvilho doce peneirado
200 gramas de amido de milho peneirado
240 gramas de açúcar peneirado
2 gemas sem película
1 pitada de sal
50 gramas de coco seco ralado
120 ml de leite de coco
80 gramas de goiabada cortada em cubinhos pequenos

Modo de Fazer:
Pré aqueça o forno a 180 graus. Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar até obter um creme claro. Adicione as gemas peneiradas e continue batendo por mais 2 minutos. Desligue a batedeira e adicione o sal, o polvilho, o amido de milho, o coco ralado e o leite de coco. Misture com uma colher e depois sove um pouco com as mãos. A massa fica suave, sem grudar nas mãos. Faça bolinhas achatadas com um garfo (ou outro modelo que quiser) e coloque em uma assadeira com papel manteiga. Caso queira, faça bolinhas de massa, aperte o centro delas com a dobrinha do seu dedo mindinho (ou qualquer outra coisa que marque uma bolinha afundada) e coloque um pedacinho de goiabada nessa cavidade. Asse por aproximadamente 20 minutos, até verificar que o biscoitinho perdeu o brilho. Deixe esfriar totalmente e guarde em um pote bem fechado.

Dica: caso queira um dar um "up" nos sequilhos sem utilizar a goiabada, pincele mais leite de coco misturado a um "tiquinho" de coco ralado sobre os biscoitinhos, nos últimos 10 minutos de forno. Não pincele logo que modelar as bolinhas, senão você vai ganhar sequilhos esparramados na forma.     

Rendimento: aproximadamente 100 biscoitinhos.

 

2 comentários:

  1. QUe ideia ótima, Andrea! Sequilhos com goiabada vão fazer a delícia do meu marido.
    Bj e bom fim de semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lylia! Sei que não inventei a pólvora colocando a goiabada sobre os sequilhos, mas ficaram tão bons que acabaram rapidinho, enquanto os normais ficaram em segundo plano! rsrs

      Se o seu marido gosta de biscoitinhos e coisinhas do gênero, ele vai adorar essa receita!

      Bjão

      Excluir