terça-feira, 29 de maio de 2012

Polpetone Recheado


Polpetone Recheado com Presunto e Queijo

Olá, pessoal!

Não, isso não é uma miragem... Eu não estou postando um bolo!

Finalmente, depois de algum tempo sem postar nenhuma receitinha salgada, resolvi que era hora de mostrar um prato simples, fácil de fazer e muito saboroso - mas nada light, pra infelicidade das cinturinhas de pilão.

Esta receita de polpetone é da minha mãe, e geralmente ela faz um molho de tomate encorpado para colocar sobre o polpetone, que ainda é coberto por uma generosa camada de queijo - uma mistura de muçarela com parmesão ralado, perfeita para levar ao forno e gratinar.

No entanto, hoje a vontade foi de parar na "bolota" de carne recheada, empanada e frita - que feita em tamanho menor também vira um petisco bem interessante para acompanhar a cerveja do final de semana...

Bora pra receita!

Polpetone Recheado

Ingredientes:
800 gramas de carne moída;
2 pãezinhos amanhecidos, molhados em leite, esmigalhados e levemente espremidos para tirar o excesso do líquido;
1 ovo inteiro;
1 cebola média bem picadinha;
sal e pimenta do reino a gosto;
1 pitada de noz moscada;
salsa e cebolinha bem picadinha;
100 gramas de muçarela ralada;
100 gramas de presunto fatiado;
1 ovo batido e farinha de rosca para empanar;
óleo para fritar.

Modo de fazer:
Misture bem os sete primeiros ingredientes e faça bolinhas (ou bolotas maiores). Abra a bolinha de carne na palma da mão e recheie com o queijo e o presunto ralado. Boleie novamente a carne para que o recheio não escape e empane os polpetones em 1 ovo batido com uma pitada de sal e farinha de rosca.
Frite em uma panela pequena, com óleo não muito quente, para que a carne possa fritar por fora e cozinhar por dentro.
Ao retirar do fogo, escorra bem o óleo e passe em papel absorvente. Sirva quente.

Caso queira, faça um molho de tomate bem suculento, cubra com queijos e leve ao forno para gratinar. 

Rendimento: 10 polpetones médios  

Na falta de salada verde usei cenoura, vagem, batata, cebola e ervilhas temperadas com limão rosa 

Na versão sem molho, é perfeito para acompanhar uma salada de legumes e limão rosa

E para finalizar, fatias de abacaxi bem docinho e rodelas de carambola.


quinta-feira, 24 de maio de 2012

Bolo de Aniversário da Carmen

Bolo da Carmen, amiga querida!
A Carmen é uma grande amiga da minha família, e me lembro de ter crescido tendo a companhia dela sempre por perto. Pessoa delicada, de sorriso fácil, merecia um bolo delicado como ela. 

Não pude levar o bolo pessoalmente, mas minha mãe e minha tia me representaram bem e sei que ela e a família linda entenderam - e que gostaram bastante do resultado!

Ah, a Dani, filha linda da Carmen, ficou olhando para o bolo até se lembrar que a cobertura rosadinha era parecida com um doce bem antigo, que parecia um suspiro... Uau, estamos ficando velhas, Dani!!!



Esta foto mostra o bolo já na mesa da Carmen, aguardando a hora dos parabéns!

domingo, 20 de maio de 2012

Bolo de Batizado Decorado


Bolo de Batizado Decorado com Ursinha, Lua, Estrela e Arco-Íris
Olá, pessoas!

Hoje entreguei este bolo para a comemoração do batizado de uma garotinha de dois anos. O bolo tem pouco mais de cinco quilos, feito em massa branca fofinha e molhadinha, com uma camada de recheio de doce de leite com ameixas e outra camada com creme de confeiteiro aerado, com nozes picadas. A cobertura é de chantilly rosa e lilás, com decoração em pasta americana. 

Quando a madrinha da menininha chegou em casa para retirar o bolo e eos doces eu ainda estava terminando a decoração, mas o mais legal foi ver a cara de satisfação dela a cada detalhe que eu adicionava ao bolo.


O bolo estava assim quando a cliente chegou...



E foi ficando assim, mas ainda faltavam as luas...

Eu adorei o resultado, mesmo porque sempre disse que modelagem em pasta americana não é minha praia - antes disso eu só havia feito a bonequinha do bolo da minha mãe e um coelhinho "bem estranho" para um ovo de Páscoa... 

O problema maior é que gostei tanto de brincar com isso que acho que vou ter que rever meus conceitos!
O resultado final, com um sorriso enorme da Jane, a madrinha orgulhosa!
Os detalhes da ursinha com seu arco-íris. Pena não ter tido tempo de tirar fotos melhores...


segunda-feira, 14 de maio de 2012

Bolo de Tangerina e Chocolate


Olá, pessoal!

Semana passada ganhei "uma porção" de tangerinas (um tanto azedinhas) que meu irmão trouxe de Atibaia. Como adoro frutas azedas, me deliciei salivando sobre algumas e um punhadinho de sal, mas vi que não conseguiria dar conta de todas só dessa forma.

Minha próxima ideia foi fazer um suco bem gostoso para o café da manhã, no sábado. Mas a visão daquele suco lindo e brilhante, com um cheirinho delicioso e um gosto marcante ligou o modo "boleira" que existe em mim e não resisti: a tangerina virou bolo!

Recomendo demais esta receita e você pode fazer com qualquer suco de fruta cítrica, pois combina muito bem com o gosto do chocolate.



Bolo de Tangerina e Chocolate  
 
Ingredientes
2 colheres (sopa) de óleo de canola
2 colheres (sopa) de manteiga  
4 ovos
1 xícara (chá) de suco de tangerina
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) cheia de fermento
2 colheres (sopa) de chocolate em pó (usei 70%)
1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro para polvilhar sobre o bolo já assado.

Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte uma forma de bolo redonda e com furo central com manteiga e polvilhe farinha de trigo. Misture a farinha e o fermento e peneire. Reserve.
Na tigela da batedeira misture a manteiga e o óleo e bata em velocidade baixa. Misture os ovos, um a um, batendo por 30 segundos após cada adição. (Essa dica é da querida Sam, do Fofurices, e dá super certo). Adicione o açúcar peneirado e bata em velocidade média por 3 minutos.
Alternadamente e aos poucos acrescente metade do suco de tangerina e metade da farinha com o fermento. Bata por 1 minuto e misture a outra metade. Bata por mais 30 segundos e despeje metade dessa massa na forma untada. Reserve.
À metade da massa restante na tigela da batedeira, agregue o chocolate em pó e misture delicadamente. Coloque a massa de chocolate sobre a massa branca com cuidado, para não misturar demais. Se quiser, faça riscos com um palito para dar um efeito marmorizado (eu esqueci).
Asse por aproximadamente 25 minutos ou até que o bolo esteja firme ao toque e levemente douradinho. Espere esfriar um pouco e desenforme. Caso queira, polvilhe um pouco de açúcar de confeiteiro sobre o bolo para dar uma carinha mais bonitinha.

O bolo fica bem fofinho e o perfume de tangerina se espalha pela casa... é perfeito para um chá da tarde.