quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Parabéns Para a Tia!


Bolo de Aniversário da Minha Tia Marina - não, ela não tem 15 anos!!!

Olá, pessoas!

Será que dá para diminuir a temperatura só um pouquinho??? Meu cérebro está fritando com tanto calor... Quero voltar a pensar! Preciso voltar a pensar! Socorro!!!

Ah, esqueci de dizer que trabalho de blazer o dia todo... Bom, né?! E que meu escritório não tem ar condicionado por motivos estruturais... A coisa tá ficando engraçada? Imagine... Precisei parar de redigir uma peça agora para beber água e chacoalhar a cabeça - quem sabe volta a funcionar, né?!

E aproveitando os meus 5 minutos (nome de site feminino, rsrs - aliás, acho que nunca o visitei!) resolvi mudar o foco um pouquinho só para relaxar e postar as fotos do bolo e dos doces da "festchinha" de aniversário da minha tia...

Ah, só para esclarecer: ela não tem 15 anos, mas é totalmente avessa às coisas chatas e discretas, então nada mais adequado a ela do que uma bonequinha de cabelos pink. Será que alguém riu? Se a resposta foi afirmativa, é porque não conhece a D. Marina!!!

Palhaçadas de lado, ela é ótima, alegre e parece criança, do alto dos seus 63 anos!

Te adoro, Tia!







 Ah, faltou a tia... Aqui está ela! 
Parabéns, linda!


terça-feira, 23 de outubro de 2012

Bolo da Tia


Olá, pessoas!

Este não é um post real, com histórias ou receitas, mas fiquei com uma vontade de mostrar o bolo que eu e minha mãe acabamos de fazer para o aniversario da minha tia, daqui a algumas horas.

Ela vai comemorar com algumas amigas e eu não terei a chance de passar pela casa dela para dar um beijo e provar um pedacinho de bolo, mas não tem problema, pois a "festchinha" propriamente dita será no sábado, com direito a um bolo mais bacanudo e doces... hehehe

Então, por enquanto tenho que me contentar em fazer o bolo, sentir o cheirinho do bolo, ver o bolo, e NEM CHEGAR PERTO de comer um pedacinho do bolo... Cruel, não?

Ah, os bonequinhos de Halloween são só frescurinha, mesmo!

domingo, 14 de outubro de 2012

Pancrepes - ou panquecas, ou crepes

Oi, pessoas!
 
Estava esquecendo, mas havia prometido postar esta receita no sábado - e não consegui, sorry!
 
Então, que tal um "pancrepe" para abrir as receitinhas de Halloween...
 
Essa receita pode ser usada tanto para fazer panquecas - mais grossinhas - ou para os crepes, esparramando mais a massa e tornando o resultado mais fininho.
 
Agora, se quiserem fazer uma combinação das duas características, você terá um avassalador "pancrepe"!





























"Pancrepe" - ou panqueca, ou crepe
 
Ingredientes
200g de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de chá bicarbonato de sódio
1 colher de sopa de açúcar
1 pitada de sal
1 ovo em temperatura ambiente, batido levemente
250ml de leite
1 colher de sopa de manteiga derretida
Modo de Fazer
Peneire os ingredientes secos e os misture numa travessa. Adicione o ovo batido, o leite e a manteiga derretida e mexa com um fouet. Não precisa bater no liquidificador.
Coloque pequenas porções da massa em uma frigideira aquecida e levemente untada com manteiga. Deixe dourar e vire. Deixe dourar novamente.
 
Para os "pancrepes", sirva com presunto e queijo derretido, ou simplesmente com manteiga e mel para a versão de panquecas americanas. Ou então, solte a imaginação e use a cobertura que quiser: frutas vermelhas, geleias, caldas, requeijão...

Esfihas de Bacalhau


Olá, pessoal!
 
Alguém pode parar o bonde, por favor... Como o tempo está passando rápido!!! Definitivamente, estamos no final do ano.
 
E com a chegada do final do ano, vêm todas as obrigações postergadas, os balanços que precisam ser feitos, o planejamento das férias e das festas, os prazos todos... Ai, meu Deus!!!
 
Como vocês podem perceber, dei mais uma sumida do blog - e mais uma vez não foi porque eu quis, mas sim porque o tempo não tem colaborado muito com a minha vida... rsrsrs
 
Mas amo este canto e vou aproveitar cada minutinho livre para tentar me redimir... E acho que posso começar postando uma receita super gostosa de esfihas de bacalhau.




Esfihas de Bacalhau

Ingredientes da Massa:
2 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de fermento biológico
2 xícaras (chá) de água morna
1 colher (sopa) de sal
três quartos de xícara (chá) de óleo de girassol, canola ou milho
1 colher (sopa) de margarina
2 ovos batidos
1 kg de farinha de trigo peneirada

Ingredientes do Recheio:
1 quilo de bacalhau desfiado grosso, já dessalgado
2 cebolas picadas em cubinhos
2 dentes de alho amassados
2 tomates sem pele e sem sementes, picados em cubinhos
1 punhado de salsa picadinha
azeitonas verdes ou pretas picadinhas
meia xícara (chá) de azeite de oliva
sal e pimenta do reino a gosto
meia xícara (chá) de requeijão - opcional
 
Modo de fazer - Massa:
Coloque o açúcar e o fermento em uma travessa grande e mexa até o fermento ficar líquido. Junte o óleo, o sal, água, ovos, margarina. Acrescente a farinha de trigo aos poucos e faça uma bola de massa. Sove bem. Cubra a massa com um saco plástico ou pano limpo e coloque em local fechado até dobrar de tamanho.

Abra a massa com rolo em tiras de 1 cm de espessura e corte círculos, usando um cortador, aro ou copo. Aplique o recheio frio no centro do círculo de massa e feche, formando um triângulo. Pincele gema batida e leve para assar em forno médio por aproximadamente 25 minutos.

Modo de Fazer:
Refogue a cebola, o alho no azeite. Junte o tomate e deixe murchar. Adicione o bacalhau e deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos ou até ficar macio. Corrija o sal e tempere com a pimenta do reino, azeitonas picadas e a salsa. Desligue o fogo e junte o requeijão, deixando o recheio mais úmido. Deixe esfriar e recheie as esfihas.